sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Histórico do Colégio Municipal de Porto Seguro


             Colégio Municipal de Porto Seguro foi criado sob a lei nº 037 do dia 13 de outubro de 1962 e fundado pela professora Raydhália Bittencourt de Oliveira.
            No ano de 1963, a Escola Pedro Álvares Cabral foi emprestada para iniciar o curso ginasial no turno vespertino e noturno, anos depois foi criado o primeiro curso de 2º grau, o Curso Normal para a formação de professores, sendo que a primeira turma colou grau em 1970.

            Como o curso normal já existia há muitos anos, sob a nova lei de ensino ele passou a chamar-se de Curso de Magistério de 1ª a 4ª série do 1º grau. Naquela época também existiu o Curso Científico que funcionava no Convento da igreja Nossa Senhora do Brasil como extensão do Colégio Municipal de Porto Seguro.
            O primeiro diretor que administrou o Colégio Municipal de Porto Seguro da Terra Máter do Brasil no ano de 1963 e 1964 foi o ilustre filho desta cidade, o Sr. Manoel Ribeiro Carneiro, ex-prefeito por duas gestões.
            O curso ginasial foi criado para dar uma educação de qualidade para a comunidade portosegurense.

            Depois do Curso de Magistério, entra em vigor uma nova lei que cria o Curso Técnico em Administração de Empresa e tempos depois surge o Curso de Hotelaria.
            Vários diretores, vice-diretores, secretárias, professores, coordenadores, ex-alunos (as), zeladores e porteiros passaram por esta escola; muitos já se aposentaram, outros, como ex-alunos exercem a profissão de professores, todos com curso universitário.
            Naquela época, os cursos profissionalizantes foram criados porque nem todos os pais tinham condições financeiras para manter os filhos na capital do Estado da Bahia ou em outra cidade, dando continuidade aos estudos e formarem-se em uma universidade.
            Os filhos de famílias que não tinham condições financeiras terminavam os seus estudos aqui e conseguiam algum trabalho para sua sobrevivência ou acompanhavam seus pais na pescaria.
            Muitas transformações nas leis da educação foram criadas para dar um ensino de qualidade aos filhos de Porto Seguro.
            Com o desenvolvimento da cidade, a mesma passou a ser conhecida e tornou-se cidade turística, onde muitas famílias de outros Estados do nosso país escolheram Porto Seguro para morar e aqui os seus filhos foram criados. Esses também fazem parte da história viva do Colégio Municipal de Porto Seguro.
            Com a construção do espaço próprio do Colégio Municipal de Porto Seguro, sua sede deixa de ser à Rua General Freitas e passa a atender até os dias de hoje na Rua Itagibá, s/n, Centro.
            Muitos prefeitos contribuíram com a construção desta escola e por fim, temos uma estrutura atual que atende os três turnos sendo, do 1º ao 9º ano no matutino e vespertino e da Educação de Jovens e Adultos (E. J. A.) no turno noturno e mais os Programas Mais Educação, O Pacto pela Alfabetização e PROJOVEM.
            Com a nova reforma do ensino de nove anos, as séries passaram-se a chamar de anos. Atualmente a escola atende do 1º ano ao 9º ano.

            O 1º ano corresponde a alfabetização e o 9º ano a 8ª série.
            O Colégio Municipal de Porto Seguro sempre se responsabilizou pelos cursos do 2º grau. Desde aquela época era obrigação das escolas municipais, de forma que a última turma do ensino médio encerrou no ano de 1999/2000. Hoje as responsabilidades do Curso do Ensino Médio são das escolas estaduais.

            Devemos ressaltar e não deixar cair no esquecimento os nossos ex-professores que já faleceram, a eles (in memória) o nosso muito obrigado pela valiosa contribuição na aprendizagem desta comunidade como também os ex-alunos que já faleceram, mas fizeram e fazem parte (in memória) da história deste estabelecimento de ensino.

            A atual estrutura física do prédio do Colégio Municipal de Porto Seguro foi construída no governo do ex-prefeito Ubaldino Junior e teve como equipe gestora a professora Cláudia Regina Monteiro de Mello (Diretora Geral) e os vice-diretores, a professora Dilza Reis (hoje, Secretária da Educação) e o professor José Benedito da Silva Teles.

            Atualmente o CMPS (Colégio Municipal de Porto Seguro) está sob a direção geral da professora Stella Gama Seymour e dos vice-diretores professora Maria Dalva Cardoso Marques, Nádia Borges Benfica e Eliane Valariano Gurgel que trabalham em parceria com toda a equipe pedagógica, administrativa e de apoio em prol da qualidade total da educação ao mesmo tempo em que comemoram os 50 anos de existência da instituição.

            Texto produzido por: Professor José Benedito da Silva Teles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário